TECin - Informativo da Compacta Tecnologia

Tec Novidades Compacta
  • Intel divulga primeiros detalhes de sua 9ª geração de processadores Core
    leia mais
Mundo tec
  • Windows 95 completa 22 anos e ainda está em uso no mundo. Confira curiosidades.
    leia mais
Tec Notícias
  • Em evento para canais, Lenovo premia Compacta como destaque em soluções para o Setor Público.
    leia mais

Fique Tec Ligado
  • Intel mostra projeto para lançar SSDs de até um petabyte
    leia mais

 

FiqueTECLigado
Intel mostra projeto para lançar SSDs de até um petabyte

Intel mostra projeto para lançar SSDs de até um petabyte

A Intel anunciou ontem uma série de novidades para sua linha de dispositivos de armazenamento voltados para servidores. Entre elas estava um novo formato de SSD que a empresa chamou de "ruler" (régua em inglês) por causa de seu formato fino e comprido. Os dispositivos com esse formato poderão ter capacidade de até um petabyte (mil terabytes) de armazenamento. 

O novo formato se encaixa nos slots PCI express das placas de servidores para conseguir uma velocidade mais rápida de transferência de arquivos. Mas, segundo a Intel, sua principal inovação é o formato comprido, que permite que ele seja encaixado em um rack de servidor de tamanho 1U (o menor tamanho disponível).

Pode não parecer muito, mas essa mudança faz bastante diferença. Como o The Verge aponta, acrescentar esse tanto de armazenamento usando HDs tradicionais de 10 terabytes exigiria o uso de um rack 4U, que é muito maior. E por ser muito maior, ele também consome muito mais energia e esquenta muito mais, o que gera mais custos de refrigeração para os data centers. 

Mais novidades

No mesmo anúncio, a empresa também falou sobre seus novos SSDs SATA e de portas duplas para data centers, com capacidade de até 7,68 GB, que prometem mais velocidade e estabilidade. Esses novos dispositivos serão lançados no terceiro trimestre de 2017; os SSDs em formato de régua, no entanto, ainda não têm data de lançamento. Todos os produtos são voltados para servidores e data centers. 

Mesmo assim, os benefícios desses novos aparelhos poderão ser sentidos pelos consumidores de alguma forma. Grandes serviços de nuvem como a Netflix, por exemplo, dependem da agilidade de data centers. Por isso, armazenamento mais rápido para eles pode se traduzir em serviços mais rápidos para todos. 

Fonte: Olhar Digital
by nichoscomunicacao